é muito importante que os pais e os diretores das escolas proporcionem um tempo livre para que as crianças se desenvolvam com uma atividade que elas mais gostam e se sentem felizes: as brincadeiras e, junto com elas, a presença dos brinquedos dos mais variados tipos, que são ótimos complementos para essa fase de desenvolvimento infantil.
Pensando nisso, no post de hoje explicamos alguns motivos que mostram a importância dos brinquedos na vida de uma criança – esteja ela em casa, na pracinha da cidade ou na escola.
1. A criança aprende com os brinquedos
Quando a criança está em seus primeiros anos de vida, os brinquedos educativos são ferramentas fundamentais para ajudá-las em suas primeiras lições na vida: as cores, os animais, os objetos, os números, as personagens de contos infantis… Com esses brinquedos, elas vão se desenvolvendo e se interessando cada vez mais em aprender coisas novas – o que facilita muito na hora em que elas entram na fase escolar.
2. A criança experimenta situações da vida com os brinquedos
Quem nunca se imaginou um super-herói quando criança? Ou experimentou a rotina de diversas profissões, como de ator/atriz, médico, motorista, cantor, bancário… A imaginação das crianças não tem limites e os brinquedos fazem parte desse processo de experimentação de algumas situações interessantes da vida adulta. Nessa fase, inclusive, muitas habilidades dos pequenos podem ser percebidas pelos pais e professores.
3. A criança organiza suas emoções com os brinquedos
Outra importância dos brinquedos na vida das crianças está em relação à organização de suas emoções. Aliás, observar como elas lidam com os brinquedos também ajuda na hora de conhecer um pouco mais como os pequenos a estão construindo, ajudando, inclusive, a detectar alguns problemas nesse campo e que podem ser resolvidos ainda na infância.
4. A criança constrói autonomia com os brinquedos
A independência é uma característica que a criança vai desenvolvendo ao longo dos anos – e os brinquedos podem ajudar nesse sentido por contribuírem na interação com outros coleguinhas. Na hora da brincadeira, elas são as responsáveis pela própria mediação, baseado em seus comportamentos, e não os pais.
Junto a essa autonomia, vem também a construção da socialização dos pequenos. Os brinquedos ajudam muito nesse processo; afinal, é interessante e importante observar como elas se comportam com outras crianças na hora de dividir e emprestar seus objetos.
Com todos esses argumentos sobre a importância dos brinquedos na vida das crianças, só nos resta uma constatação: brincar faz bem! Apenas tenha cuidado na hora de escolher os brinquedos mais apropriados à idade da criança. E não deixe de levá-la para brincar ao ar livre em um playground seguro, o que ajuda ainda mais em seu desenvolvimento físico e mental.
0 comentário